Condromalácia Patelofemoral é uma lesão de joelho bastante conhecida, especialmente por corredores e mulheres. A dor que costuma acompanhá-la se manifesta ao agachar, ao subir ou descer escadas, correr, saltar, enfim, sempre que se deve dobrar o joelho nas atividades diárias ou esportivas.
E o que fazer para tratar essa dor? Uma das condições mais investigadas é o fortalecimento muscular. O estudo de FUKUDA ET al (2012) avaliou 54 mulheres com dores a mais de 3 meses, as dividindo em dois grupos:
1) realizou exercícios de fortalecimento e alongamento de membros inferiores com a adição de fortalecimento específico de músculos do quadril;
2) realizou somente fortalecimento e alongamento de membros inferiores
O tratamento durou 4 semanas, com um total de 12 sessões, sendo as atividades realizadas somente durante os atendimentos. Ao final do tratamento, os resultados mostraram uma melhora de dor e de capacidade física significativamente maior no grupo que realizou fortalecimento do quadril adicional em relação àquele que realizou somente fortalecimento de membros inferiores. De fato, somente 4 semanas de tratamento fizeram com que a dor sentida ao subir escadas fosse de 6,2 para 1,2 (80% de diminuição) e a ao descer escadas de 5,8 para 1,6 (72% de melhora).
Ou seja, para uma melhora de 70 a 80% da dor em atividades diárias foram necessárias 4 semanas de tratamento somente com o uso de exercícios!
Sendo assim, para pessoas com condromalácia e dores no joelho a FISIOTERAPIA é muito bem indicada!
Entre em contato para agendar sua consulta!
Optima Fisioterapia: (11) 9-6587-6510
Ressalta-se que o fortalecimento muscular é um recurso que pode ser potencializado por outros recursos, tornando o tratamento ainda mais eficaz e rápido. Para conhecer outros recursos da Fisioterapia que podem beneficiar pessoas com condromalácia, veja os artigos abaixo:
|
Referências Bibliográficas:
FUKUDA ET al - Hip posterolateral musculature strengthening in sedentary women with patellofemoral pain syndrome: a randomized controlled clinical trial with 1-year follow-up – JOSPT – v42 n10 2012. (PEDRO 8/10)
Todos direitos reservados a OPTIMA FISIOTERAPIA | 2010 | Desenvolvido por: Guara |
---|