Como escolher o tênis para condromalacia ou dor patelofemoral

 

 

 

 

 

Você que tem dores no joelho devido à condromalácia e está preocupado (a) em escolher um tênis ou calçado adequado, qual a forma que você acha mais confiável?

 

 

a) fazer o teste da pisada e verificar se o pé é pronado, supinado ou neutro.

b) escolher o mesmo calçado que um (a) amigo (a) com condromalácia usa.

c) pegar na sorte.

d) escolher aquele que tem maior apoio no calcanhar.

e) escolher o mais confortável.

f) fazer um agachamento com um pé só e ver se ele diminui bastante a dor no joelho

 

 

Nesse breve texto, vamos lhe dar uma dica que pode ser útil na escolha do seu tênis. A princípio, é um texto direcionado a não atletas, mas que também pode vir a beneficiá-los.

 

 

Um estudo relativamente recente, realizado em 2012 na Austrália, buscou verificar quais fatores prediziam a melhora clínica de pacientes com condromalácia (estamos usando o termo condromalácia como sinônimo de dor patelofemoral, pois é mais popularmente conhecida dessa forma) que passassem a usar palmilhas dentro dos calçados (BARTON et al (2011)).

 

 

Para fazer essa análise, usaram vários testes, que foram feitos antes do início do período de uso, que durou 12 semanas. A melhora das dores e dos sintomas foi avaliada, então, ao fim desse período. Destaca-se, entre os ítens que predisseram a melhoria, um teste clínico, o teste do agachamento com um pé só.

 

 

O agachamento

Basicamente, a avaliação da dor durante o teste do agachamento com um pé só foi feita na situação sem o uso da palmilha e, depois, com o uso da palmilha, comparando-se as duas situações antes do início do estudo. Pessoas que obtiveram uma melhora das dores durante esse teste apresentaram maior tendência a terem maiores benefícios e melhora da dor com o uso da palmilha ao final do estudo.

 

 

E como fazer o agachamento com um pé só?


Cruze os braços, fique de pé num pé só e, sem apoiar o outro pé, realize um (ou mais) agachamentos, dobrando o joelho do pé apoiado e, então, retorne à posição inicial. Faça isso com o calçado usual e, depois, teste com o novo calçado.

 

 

A dica:

Embora não tenha sido um estudo específico com tênis, a dica que fica é, na hora de comprar o calçado, faça o agachamento com um pé só e veja se suas dores diminuem ao usá-lo. Ou seja, faça o teste usando seu calçado convencional, e depois com o novo calçado. Se sua dor diminuir, a chance desse novo calçado ser o certo pra você aumenta.

 

 

Saiba mais sobre o Tratamento da Condromalácia Patelar AQUI!

 

Você tem condromalácia e se preocupa com os rangidos e ruídos de seu joelho? Saiba mais AQUI!

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

AddThis Social Bookmark Button

 

 

Google+

DMCA.com

Todos direitos reservados a OPTIMA FISIOTERAPIA | 2010 Desenvolvido por: Guara