Faça o protocolo PRICE após uma lesão.

 

 

 

 

 

Lesões no dia-a-dia ou no esporte são um evento relativamente comum. Quem nunca sofreu ou ouviu falar de alguém que sofreu um estiramento ou distensão do músculo, ou levou uma pancada forte na coxa (a famosa “paulistinha”) ou sofreu um entorse (uma “torção”) do tornozelo?

 

E a maior parte das pessoas sabe que algo deve ser feito logo após um evento destes. O problema é o que deve ser feito. Pois bem, a receita para o que deve ser feito é o PRICE!

 

PRICE é um conjunto de procedimentos que visam proteger a região que se machucou, de forma que ela possa iniciar sua regeneração e recuperação o mais rápido possível. É derivada do inglês, sendo que cada sigla representa um procedimento, como vemos a seguir:

 

P de Protection (Proteção): deve se proteger a região que se machucou de qualquer contato ou movimento excessivo.

R de Rest (Descanso): a região afetada deve descansar. Qualquer esforço pode atrapalhar a recuperação.

I de Ice (Gelo): deve-se aplicar gelo imediatamente após a lesão. O gelo minimiza a formação de edema (“inchaço”), e isso vai favorecer uma recuperação mais rápida.

C de Compression (Compressão): a área afetada deve ser comprimida para que se forme uma pressão que impeça o aumento do edema. Essa compressão pode ser feita com a própria bolsa de gelo ou através de bandagens ou faixas.

E de Elevation (Elevação): a área afetada deve ser elevada, ficando acima da altura do tronco.

 

Esse conjunto de procedimentos deve ser aplicado nos 2 a 4 primeiros dias após a lesão, que é a fase inicial (“aguda”) de uma lesão. E devemos ter bom senso, o PRICE é importante em lesões locais de pouca gravidade. Lesões mais graves, como fraturas, pancadas na cabeça e outras, não devem ser tratadas com PRICE, mas sim levadas a atendimento médico o quanto antes.

 

 

Comentários   

#1 mateus 23-09-2015 18:30
:-) Curti , muito bom ...
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

AddThis Social Bookmark Button

 

 

Google+

DMCA.com

Todos direitos reservados a OPTIMA FISIOTERAPIA | 2010 Desenvolvido por: Guara