Com o objetivo de determinar os fatores de risco para o desenvolvimento da dor anterior de joelho (dor patelofemoral) numa população de atletas, os pesquisadores avaliaram 282 estudantes de 17 a 21 anos, envolvidos com aulas de educação física (praticavam diversas modalidades esportivas). Essa avaliação consistiu de avaliação do alinhamento postural de membros inferiores, testes de frouxidão ligamentar, testes de performance motora (salto vertical e outros), características morfológicas, elasticidade e força muscular e outras. Após a avaliação, os estudantes foram acompanhados por um período de 2 anos, sendo que todos realizavam um programa de atividades físicas igual, que consistia de diversas modalidades esportivas.
Durante o acompanhamento, 24 estudantes desenvolveram dor patelofemoral. Quando comparados com aqueles que não desenvolveram a lesão, foram encontradas as seguintes características no grupo que se machucou:
Com isso, algumas sugestões de como prevenir essas alterações:
Essas são possibilidades que parecem muito racionais perante o que foi encontrado no artigo. Cabe a cada profissional decidir, com base em seu conhecimento e experiência, o que fazer para prevenir a dor patelofemoral. Em artigos que apresentamos anteriormente (veja aqui, aqui e aqui) foi mostrado que as alterações do padrão de movimento também podem originar a dor patelofemoral.
Referências Bibliográficas:
WITVROUW et al – Intrinsic risk factors for the development of anterior knee pain in na athletic population – a two year prospective study – The american journal of sports medicine – v.28 n.4 2000.
Todos direitos reservados a OPTIMA FISIOTERAPIA | 2010 | Desenvolvido por: Guara |
---|