Tendinopatia de Aquiles - um tratamento eficaz

 

 

 

 

(tendinite, tendinopatia de calcâneo)

Atenção: o artigo a seguir se destina a estudantes e profissionais da fisioterapia. Se você sente dores, procure sempre um profissional da saúde para poder avaliá-lo adequadamente.

 

 

 

 

As tendinopatias (tendinites) de Aquiles têm sido investigadas por diversos artigos que enfatizaram o tratamento através dos exercícios excêntricos. Os resultados obtidos têm sido de bons a muito bons, especialmente quando a tendinopatia se encontra no meio do tendão, ao invés de na inserção deste, próximo ao calcâneo (osso do calcanhar).

 

exercício básico utilizado é a flexão plantar com o pé apoiado na escada, e o calcanhar livre para que se possa realizar uma dorsiflexão extensa. No artigo publicado por Fahlstrom et al, as instruções foram para realizar os exercícios duas vezes ao dia, sete dias por semana, durante doze semanas. Cada execução consistiria de 3 séries de 15 repetições, e os exercícios deveriam ser dolorosos, mas se a dor fosse excessiva, deveriam interromper a execução. É bom lembrar que eles realizavam a contração excêntrica usando a perna machucada, mas voltavam à posição inicial usando a perna saudável ou os braços. Caso não houvesse dor, aumentava-se a carga do exercício ao adicionar-se peso numa mochila carregada às costas do paciente.

 

Os exercícios excêntricos foram administrados a dois grupos de pacientes (a maior parte destes era composta de atletas recreacionais), verificando-se os resultados após 12 semanas.  O primeiro grupo tinha tendinopatia do corpo do tendão, enquanto o segundo grupo, tendinopatia da inserção do tendão. Nos resultados, o primeiro desses grupos obteve cerca de 90% (90 tendões de um total de 101 – alguns pacientes apresentavam tendinopatia nas duas pernas) de sucesso, sendo que os respectivos pacientes puderam voltar às suas atividades esportivas no mesmo nível que antes de terem a lesão.

 

O segundo grupo apresentava tendinopatia insercional (na inserção do tendão, junto ao osso do calcanhar), houve apenas 32% de sucesso. A maior parte dos pacientes não pôde voltar às suas atividades atléticas anteriores.

 

Não houve nenhuma lesão devido ao treinamento excêntrico.

 

Ao fim, concluiu-se que o treinamento excêntrico proporcionou bons resultados para os pacientes com tendinopatia do corpo do tendão, mas não naqueles com tendinopatia na inserção. Veremos, em outro artigo (clique aqui para ver), que uma pequena modificação desse treinamento pode ser o fator a gerar também resultados positivos naqueles com tendinopatia insercional.

 

 

Referências Bibliográficas

FAHLSTROM et al – Chronic achilles tendon pain treated with eccentric calf muscle training – Knee Surg Sports Traumatol Arthrosc – v.11, 2003.

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

AddThis Social Bookmark Button

 

 

Google+

DMCA.com

Todos direitos reservados a OPTIMA FISIOTERAPIA | 2010 Desenvolvido por: Guara