Alterações de Movimento e Lesões - Tendinopatia de Aquiles

 

 

 

 

Em mais um estudo prospectivo realizado com o objetivo de se identificar fatores de risco, foi observada a relação entre a pisada durante a corrida (avaliada usando-se uma placa de força) e o surgimento de tendinopatia (tendinite) de Aquiles, num grupo de praticantes de corrida iniciantes.

 

 

Tendão de Aquiles

 

 

 

O grupo consistia de 129 indivíduos (110 mulheres e 19 homens) que foram acompanhados pelas suas 10 primeiras semanas de treinamento. Realizavam o treino 3 vezes por semana, sendo todos orientados por um professor de corrida. Como esperado, ao fim foram comparados os dados do teste de pisada realizado antes do início do treinamento entre aqueles que desenvolveram a tendinopatia e aqueles que não desenvolveram.

 

Dos 129 indivíduos participantes, alguns indivíduos interromperam o treinamento ou sofreram algum tipo de lesão que não a tendinopatia de Aquiles, e não foram considerados para a avaliação dos dados. Restaram 63 indivíduos. Destes, 10 desenvolveram a tendinopatia.

 

Os resultados sugeriram que aqueles que desenvolveram a tendinopatia mencionada apresentavam uma pisada inicialmente supinada, com apoio lateral, e isso estressaria mais o tendão em apenas um dos lados, favorecendo a lesão.  Um outro aspecto observado é o menor deslocamento do centro de gravidade por sobre o pé. Isso sugere uma menor velocidade de deslocamento horizontal, o que pode sugerir que o tendão é mantido numa posição de estiramento (a dorsiflexão do tornozelo) - e assim, sendo sobrecarregado - por mais tempo. Esses seriam os fatores que, supostamente, favoreceram o surgimento da tendinopatia nos atletas que se lesaram.

 

 

Referências Bibliográficas:

GINCKEL et al – Intrinsic gait-related risk factors for Achilles tendinopathy in novice runners: a prospective study – Gait & posture – vol.29, 2009.

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

DMCA.com

Todos direitos reservados a OPTIMA FISIOTERAPIA | 2010 Desenvolvido por: Guara