Uma lesão ou condição de dor que possa se perpetuar por muito tempo, seja uma tendinite ou lombalgia, não acontece por acaso. Para que se inicie, e se perpetue, são necessárias alterações de nossa estrutura corporal. Ou estamos fracos, ou nossos músculos estão curtos, ou nossas articulações mal posicionadas, ou fizemos muito esforço, ou tudo isso junto, e só poderemos recuperar nossa plena saúde quando essas alterações forem corrigidas. O problema é que essas alterações não se corrigem do nada. Nós precisamos corrigi-las.

 

De forma similar, quando nos machucamos de forma aguda, ou realizamos alguma cirurgia, muitas vezes temos de nos manter com o segmento corporal imobilizado, sem usá-lo. Isso promove a diminuição da força dos músculos antes utilizados, assim como uma diminuição de sua elasticidade, e podemos, especialmente quando nossas pernas são imobilizadas, até termos alterações na forma como caminhamos. Todas essas alterações também necessitarão de correção para que possamos voltar com segurança à realização de nossas atividades.

 

Não adianta que a recuperação seja só parcial. Os sintomas podem até se resolver temporariamente, mas se a causa subjacente não for sanada, eles voltarão. Para que tenhamos nossa saúde plena novamente, e possamos nos movimentar com liberdade, é necessário que todos os aspectos relacionados com nossa condição sejam devidamente tratados.

 

Nossa proposta é a de oferecer um atendimento que busca avaliar e tratar as disfunções corporais de maneira completa, para que sua recuperação seja total, e você possa voltar a se movimentar e realizar suas atividades com segurança e conforto.

 

Avaliação

O processo de avaliação se inicia através de uma conversa, na qual o fisioterapeuta procurará não só saber a respeito da condição de dor ou lesão do paciente, mas de seu histórico médico e de sua condição de saúde. Após a conversa é iniciada uma avaliação física que tem como objetivo delinear os fatores causadores ou que estejam contribuindo para a condição de dor ou lesão.

 

Para um tratamento completo, é necessária uma avaliação completa. Como exemplo, avaliamos os músculos de forma específica, ou seja, músculo por músculo, e não só em termos de força, mas também em sua elasticidade. Além disso, existem músculos que tendem a se tornarem inativos quando sentimos dor ou temos alguma lesão, e sabendo quais são estes músculos podemos ir direto ao ponto, reestabelecendo sua atividade adequada.

 

Todos os outros aspectos possivelmente envolvidos com a condição de dor ou lesão são avaliados, como a postura, o posicionamento articular e a coordenação motora. Dessa forma, a avaliação é completa, e assim, o tratamento pode ser completo.

 

Tratamento

 

Através dos itens observados na avaliação é possível a realização de uma conduta precisa e específica. Se for observado que uma articulação está mal posicionada, será reposicionada. Caso um músculo esteja enfraquecido, deverá ser fortalecido, e assim por diante. Tudo em seu momento certo, para que a recuperação seja segura, adequada e definitiva.

 

De acordo com as necessidades do paciente, diversas condutas podem ser realizadas pelo fisioterapeuta.

 

As manobras de reposicionamento articular (os famosos "ajustes") que usamos são importantes, pois em condições de dor, como dores da coluna, dores de ombro e até mesmo em tendinites, o que muitas vezes se observa é que existe um posicionamento inadequado da articulação que precisa ser corrigido. Essas manobras de reposicionamento possuem efeito imediato, ou seja, devem ser indolores e promover a melhora imediata da dor Além disso, utilizamos principalmente manobras suaves (nas quais não são executados movimentos bruscos nem estalos) o que traz muita segurança em sua realização.

 

Os exercícios de fortalecimento muscular visam não somente o ganho de força de determinados músculos, mas também a recuperação do equilíbrio muscular adequado e a melhoria da capacidade de realização de atividades do dia-a-dia ou atividades esportivas.

 

O alongamento e a liberação de tecidos tem como objetivo tornar mais fácil a movimentação e permitir ao paciente ter uma postura adequada com mais conforto.

 

Orientações diversas, como exercícios domiciliares, adequação do local de trabalho, atividades para proteção da coluna, por exemplo, podem também ser realizadas.

 

Conforme a necessidade, o uso de aparelhos específicos da fisioterapia também pode ser feito. Dispomos dos recursos para que o tratamento seja o mais adequado e a recuperação do paciente seja eficaz e definitiva.

 

Mas um dos principais diferenciais da Optima é a análise e correção do movimento, especialmente (mas não exclusivamente) do movimento esportivo. Avaliamos se a forma como você se movimenta é adequada e, através de exercícios, orientações e atividades específicas, lhe auxiliamos a corrigir o movimento e, com isso, consegue-se diminuir a dor, aumentar o conforto e recupera-se a liberdade durante o movimento. Em muitos casos, a correção do movimento pode ser a diferença entre uma solução definitiva para aquele problema, ou uma solução temporária.

 

Dentre os recursos que utilizamos estão:

 

.Técnicas de reposicionamento articular
.Técnicas de liberação miofascial e tratamento do tecido
.Massagem compressiva e terapêutica
.Exercícios terapêuticos (fortalecimento, equilíbrio, coordenação, alongamento, técnicas respiratórias, postural, outros)
.Modalidades terapêuticas (ultra-som, TNS, bolsas de gelo, uso de fitas adesivas)
.Orientações (exercícios domiciliares, adequação do assento no trabalho, prevenção de dores, outros)

 

Tanto quanto a consideração aos aspectos envolvidos com a condição do paciente, a organização correta da conduta fisioterapêutica é muito importante para que o tratamento seja o mais eficaz. Muitas pessoas sentem dor em alguma região do corpo devido a uma articulação mal posicionada. Nesta situação, não é interessante a recomendação de exercícios de fortalecimento antes da correção do posicionamento articular, pois a tendência é que a dor permaneça. No tratamento que propomos, corrige-se primeiro a articulação, depois se realiza o fortalecimento para gerar a estabilização adequada.

 

O paciente sai de cada sessão mais informado e ciente do que pode fazer para que seu tratamento evolua de forma ainda mais rápida. Aprende sobre o funcionamento de seu corpo, como se posicionar e se movimentar de maneira mais adequada, como se exercitar, e como manter sua saúde.

 









 

AddThis Social Bookmark Button

 

 

Google+

DMCA.com

Todos direitos reservados a OPTIMA FISIOTERAPIA | 2010 Desenvolvido por: Guara