Condromalácia Patelar - Tratamento

 

 

Você tem condromalácia patelar? Sente dores no joelho durante, ou após, esforços nos quais dobra e estica o joelho repetidas vezes, como ao subir ou descer escadas, pedalar, correr, agachar ou praticar esportes com salto? Pois bem, queremos lhe orientar sobre o que fazer para resolvê-la!

 

 

 

 

Primeiro, queremos que você entenda uma coisa MUITO IMPORTANTE:

 

--- Quanto mais tempo você demora pra iniciar seu tratamento, piores os resultados!!! ---

 

Isso é comprovado por pesquisas científicas de alta qualidade. Quanto mais tempo se demora, maiores a chances de permanência de uma dor intensa.

 

Portanto, se você suspeita que tem condromalácia patelar, vá procurar tratamento logo!!!

 

 

 

 

E não é qualquer tratamento que serve não!

 

Você deve procurar alguém que realmente saiba tratar da condromalácia. Se fizer um tratamento inadequado é o mesmo que não ter feito tratamento ou até mesmo pior.

 

--- Não estamos querendo ser alarmistas, mas condromalácia patelar é coisa séria. É uma das principais causas de afastamentos de adolescentes das práticas esportivas, com possíveis repercussões para a qualidade de vida e saúde na idade adulta e terceira idade! ---

 

 

Continue lendo para saber mais. Ou então acesse nosso texto de condromalácia patelar clicando aqui.

 

Caso já esteja pronto pra iniciar seu tratamento, agende uma sessão clicando aqui!

 

 

 

 

as dores atribuídas à condromalácia

geralmente são sentidas na frente do joelho

 

 

 

 

E o que é a condromalácia patelar?

 

A condromalácia é uma alteração da cartilagem do joelho, que fica mais fragilizada e sofre fissuras. Ela, em si, não é a causa das dores, e muita gente confunde.

 

O termo mais correto para quem tem dores que são atribuídas à condromalácia é dor patelofemoral. Esse é o termo mais correto. É possível, inclusive, ter dor patelofemoral sem ter alteração da cartilagem e vice-versa. Por isso te falamos pra não se assustar com o exame de imagem!

 

 

 

 

E o que é a dor patelofemoral?

 

É a dor que ocorre na frente do joelho, ao redor ou atrás da patela, geralmente depois ou durante atividades em que se dobra e estica muito o joelho, como falamos no início. Ela também é conhecida como "dor anterior do joelho" ou "joelho do corredor".

 

 

 

 

E os exames de imagem?

 

Por outro lado, sabemos que você pode, inclusive, estar assustado com uma eventual Ressonância Magnética, ou de termos como condropatia patelar incipiente, lesão condral, diminuição da espessura da cartilagem, ou ainda pode ter ouvido que é um desgaste da cartilagem do joelho, uma degeneração que pode levar à artrose ou coisas similares. Em relação a essas alterações, nossa dica é que se acalme, essas alterações do exame de imagem raramente são importantes nas pessoas que tem apenas dor.

 

 

 

 

E como fazer para encontrar um bom profissional para tratar a condromalácia patelar?

 

Talvez seja difícil encontrar quem realmente trata condromalácia. Use nosso texto de condromalácia patelar como referência para entender o que é e quais os aspectos importantes no tratamento (descrevemos bastante coisa nele). Alguém que conheça o que é e como tratar condromalácia vai saber uma boa parte do que está escrito por lá.

 

Se a proposta de tratamento usar "choques" e "calorzinhos" esqueça. Esses tratamentos não são indicados. Eles não vão trazer uma diminuição da dor para depois serem realizadas atividades e exercícios. Não é assim que funciona.

 

Palmilhas e acessórios para o pé são necessários numa pequena minoria de pessoas com condromalácia. Não é o tratamento de primeira linha em hipótese nenhuma. Se há alguma alteração do pé, da pisada ou do movimento que precisa ser corrigida, nós preferimos corrigir essa alteração através de técnicas específicas do que usando um acessório externo.

 

Fitas adesivas podem ser úteis em algumas pessoas, mas não estamos falando de Kinesio Tape, o qual demonstrou não ser efetivo para pessoas com condromalácia. Nós temos técnicas de adesivagem ("taping") muito mais efetivas para diminuir a dor e os sintomas.

 

O tratamento da condromalácia envolve, em primeiro lugar, um conhecimento dessa patologia, e também o conhecimento dos métodos de avaliação e tratamento mais modernos, como descrevemos em nosso texto de condromalácia. Seja benvindo a acessá-lo.

 

 

 

 

Quando se sentir pronto pra iniciar seu tratamento, estamos à disposição! (clique aqui!)

 

Um abraço,

 

Claudio Mesquita

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

AddThis Social Bookmark Button

 

 

Google+

DMCA.com

Todos direitos reservados a OPTIMA FISIOTERAPIA | 2010 Desenvolvido por: Guara