Corredores muitas vezes desenvolvem dores, especialmente no joelho. As dores na região da frente do joelho muitas vezes são chamadas de “joelho do corredor”, sendo que o termo técnico mais preciso para descrevê-la é a Síndrome da Dor Patelofemoral (ou Dor Patelofemoral).
E o que fazer para tratar essa dor? Uma das possibilidades é corrigir ou mudar a forma como o atleta corre.
Se você acha que são necessárias muitas câmeras, tecnologia avançada e diversos pesquisadores ou técnicos habilitados para mensurar os dados pode começar a mudar de idéia. Com orientações ou atividades simples é possível alterar o gesto da corrida e melhorar a dor.
WILLY et al (2012) usaram um espelho à frente dos corredoras para ajudá-los a se corrigir, ao mesmo tempo em que forneciam informações verbais para que eles se corrigissem. Foram 8 sessões em duas semanas, sendo observadas melhoras no movimento e uma diminuição da dor, que se manteve por pelo menos 3 meses (última vez em que os atletas foram reavaliados), de pelo menos 80%! E NOEHREN et al (2011) mostraram que a correção do movimento traz esses benefícios tanto em homens como mulheres.
Ou seja, apenas com o uso de um espelho e orientações é possível uma MELHORA SIGNIFICATIVA em apenas 2 semanas de tratamento, e isso com o uso de apenas 1 recurso da Fisioterapia!
Você é corredor e tem dor patelofemoral? FISIOTERAPIA (especializada) é muita bem indicada!
OPTIMA FISIOTERAPIA – TRATE A DOR DE SEU JOELHO AGORA!!!
(11) 9-6587-6510
Conheça outros recursos que podem tornar o tratamento da dor no joelho ainda mais eficaz:
|
WILLY et al - Mirror gait retraining for the treatment of patellofemoral pain in female runners – Clin Biomech – 2012
NOEHREN et al - The effect of real-time gait retraining on hip kinematics, pain and function in subjects with patellofemoral pain syndrome – Br J Sports Med – 2011.
Todos direitos reservados a OPTIMA FISIOTERAPIA | 2010 | Desenvolvido por: Guara |
---|