O estiramento muscular, por vezes conhecido como distensão, é a lesão que ocorre devido ao “esticar” excessivamente o músculo. A situação que mais predispõe a uma lesão por estiramento é a contração excêntrica da musculatura. Durante a contração excêntrica, os dois pontos onde o músculo se fixa estão se afastando, porém, o músculo está realizando uma força de contração, de tentar aproximar os dois pontos, mas não consegue. Nessa situação, enquanto o músculo está se contraindo, os tendões (que ligam o músculo ao osso) estão se esticando (só os músculos tem capacidade de se contrair), e isso põe uma sobrecarga grande na região em que músculo e tendão se unem, podendo eventualmente ocorrer uma ruptura nessa região (sendo esse o local onde ocorre um estiramento com maior freqüência). Um exemplo dessa contração excêntrica é durante o chute de uma bola no futebol. Após o contato do pé com a bola, a inércia tende a levar a coxa para frente, mas há a contração simultânea dos músculos do quadril para frear esse movimento. Enquanto o movimento ocorre numa direção, e os músculos tentam puxar na direção oposta para freá-lo, o que está ocorrendo é a contração excêntrica.
lesão grau 2 (ruptura parcial)
e lesão grau 3 (ruptura total)
Outro exemplo é a corrida de velocidade (como os 100m rasos, ou os sprints, tiros de curta distância durante partidas de futebol, basquete e outros esportes), na qual os músculos posteriores da coxa (que cruzam a articulação do quadril e a articulação do joelho) devem frear o avanço da perna que não está apoiada ao mesmo tempo em que controlam a posição do joelho, logo antes dela tocar o solo. Essa é a etapa da corrida que acredita-se que causa a maior parte das lesões por estiramento. O que está ocorrendo é uma contração excêntrica da musculatura posterior da coxa.
O exercício de alongamento, feito de forma excessiva, em um músculo contraído ou muito tenso também pode provocar um estiramento. Portanto, se você costuma-se alongar com freqüência, tome cuidado especial com os momentos onde o músculo está muito tenso. Se você for esportista, atenção depois do treino. Se for alongar, realize alongamentos suaves, não forçados.
Os músculos que mais freqüentemente sofrem estiramentos são músculos biarticulares, ou seja, músculos que cruzam duas articulações.
Em relação à gravidade, existem basicamente 3 graus de estiramento muscular. No 1º a ruptura de fibras é microscópica, enquanto o 2º grau é uma ruptura parcial das fibras musculares, e o 3º é uma ruptura total. Com a lesão, há também dor, inchaço (edema) e diminuição de realizar as atividades que normalmente o indivíduo conseguia realizar. Esses sintomas são mais intensos na medida da gravidade da lesão.
Diferentes graus de estiramento muscular:
. grau 1: ruptura miscroscópica das fibras musculares.
. grau 2: ruptura parcial das fibras musculares.
. grau 3: ruptura total das fibras musculares.
Quando alguém relata o que aconteceu, é comum nos casos das lesões por estiramento grau 2 e 3, mencionarem um estalo no músculo ou algo similar, o que também é descrito eventualmente como “tendo sido atingido por uma pedrada”. Em outras ocasiões, um estiramento mesmo de grau 1 pode ser descrito como uma fisgada, especialmente quando acontece na região posterior da coxa.
Todos direitos reservados a OPTIMA FISIOTERAPIA | 2010 | Desenvolvido por: Guara |
---|
Comentários
Super esclarecedor mesmo!!!! Posso pedir uma coisinha?
Seria possível fazer um post sobre cambras? caudas e como evitar? bjs bom fim de semana
Grato:
João Alves
Prezado Tony,
poderia, por gentileza, me explicar o que é um "conto".
Atenciosamente,
Dr. Claudio Rubens
Fisioterapeuta
Crefito 3 - 45360-F
Tive um estiramento durante um chute, pois já fazem 22 dias a dor passou, foi foram realizado um processo de reforço no grupo muscular do quadríceps,mais ontem voltei a jogar e primeiro passe que realizei no jogo senti uma grande fisgada, no dia seguinte a perna ficou um pouco dura mais nao tive nenhum edema ou algo do genero, o que devo fazer?
Conversar com os profssionais que lhe acompanham.
Atenciosamente,
Dr. Claudio Rubens
Fisioterapeuta
Crefito 3 - 45360-F
Assine o RSS dos comentários